X
Preencha o campo a baixo para relembrar sua senha:
GloboMídia Comunicação Visual de Resultado
Cadastre-se aqui
Lembrar Senha
Empresa
Serviços
Reservas
Portfólio
Contato
Blog
Blog
Dicas essenciais para criação de arquivos. Parte 1
Dúvida entre muitos designers iniciantes e talvez até mesmo entre alguns mais experientes, a criação correta de um arquivo para impressão traz uma série de beneficios para quem cria e também para quem produz o trabalho. Aqui, iremos abordar algumas destas dúvidas e soluções simples que farão toda a diferença. Este artigo terá duas partes por se tratar de um assunto de muito conteúdo. Preparados ? Então boa leitura.
Qual o tamanho (físico) ideal para criação de um impresso?
Não é uma regra tal quesito, visto que limitar este aspecto seria o mesmo que podar a criação. Bom, talvez não seja beeem assim. Faz parte do processo de criação definir também o tamanho ideal da peça, dobras, facas, acabamentos, etc. O importante aqui é ter o devido cuidado de observar se o material que será produzido está dentro dos padrões de tamanho e corte do papel da gráfica. Mesmo impressos com cortes especiais, podem se encaixar nessa pesquisa. O ideal é entrar em contato com a gráfica para esclarecer estes detalhes e também solicitar a tabela de classificação dos tamanhos e cortes do papel. Estes cuidados irão economizar muito na produção do material, evitando o despercídio(a gráfica inclue a perda no orçamento) e o tempo de impressão. Time is money!
Como criar um arquivo para impressão da maneira correta ?
Ao iniciar um documento novo, independente do programa que for utilizar, deve-se levar em conta dois fatores.
Primeiro é se a gráfica já possue um gabarito (modelo) pré definido do seu impresso. Neste caso, basta solicitar ou baixar do site da própria gráfica se for o caso.
O segundo é observar os aspectos fundamentais da formatação do arquivo. São eles:
O tamanho final do impresso
: o documento criado desconsiderando-se a área de segurança (sangria). Ex: Folder uma dobra, tamanho final de 20x10cm.
Sangria:
é a área de segurança que se insere além das margens, ao se criar o arquivo. Geralmente de 3 ou 5mm. Extremamente importante e muito esquecida, a sangria tem como papel manter um acabamento perfeito, evitando-se arestas e cortes de imagens sobrepostas no momento de se refilar (cortar) o trabalho em questão.
Ex: Folder 20x10- tamanho final / 20,6x10,6 - tamanho do documento com sangria de 3mm nas margens (3mm pra cada lado)
Mancha gráfica:
é a área total de impressão do documento. Neste exemplo, a área amarela representa o tamanho total da mancha, desconsiderando-se as margens de 2cm aplicadas da borda para dentro do documento e a sangria de 6mm para os lados.
Sendo assim, o tamanho da mancha neste caso é de 18x8cm.
Neste outro exemplo, temos a mancha gráfica ocupando o tamanho de 20x10cm, visto que, do lado esquerdo do documento, existe uma imagem que cobre toda a sua área. O texto do lado direito, apesar de não cobrir toda a área do documento como do lado esquerdo, ainda sim tem a sua área de mancha considerada total por causa da imagem citada.
OBS: Para ficar mais claro a função da sangria, veja que a imagem extrapola (sangra) os limites do documento. Este avanço é proposital e serve para dar o acabamento correto na borda do impresso após este ser refilado(cortado) pela guilhotina, na gráfica.
A montagem com sangria é muito utilizado para a maioria dos impressos, principalmente livros, cartilhas, revistas, folders, etc. Salvo excessões como alguns jornais e até mesmo revistas, que solicitam o anúncio já no tamanho final por conter em seu projeto gráfico margens brancas e fazer uso apenas da área de mancha para a diagramação. O ideal, como já mencionado, é entrar em contato com o responsável para saber estes detalhes, antes de criar o documento.
Esperamos que estas dicas lhe ajudem daqui em diante. No próximo artigo iremos falar sobre fontes, alinhamentos e composição de imagens para o seu impresso. Até breve!
Não se esqueça, conhecimento deve ser compartilhado sempre!
Compartilhe este artigo:
Mais Notícias
Globo Midia apoia campanha "Outubro Rosa, pela celebração da vida." [+]
Como se tornar um grande empreendedor. Dicas e casos de sucesso. [+]
Participe da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. [+]
Globo MÃdia apoia festival gastronômico “Tira Agosto†que vai movimentar bares em Sete Lagoas [+]